Os Centrum Sete Sóis Sete Luas em Cabo Verde: incubadores de arte contemporânea

News

Os Centrum Sete Sóis Sete Luas continuam a rica programação artística em Cabo Verde, inaugurando cinco novas exposições de arte. Cinco artistas internacionais envolvidos, vindos da rede das cidades do Festival Sete Sóis Sete Luas.

A primeira inauguração é no dia 26 de janeiro, às 21h no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Sao Filipe com a exposição “Ideogrammi II” do artista esloveno Vasko Vidmar, que apresenta algumas obras figurativas, criadas de 2016 até hoje. As criações à primeira vista parecem simples texturas, mas de perto podemos encontrar diferentes desenhos, elementos e formas que dizem respeito ao subconsciente do artista. O fundo de cada obra é uma base de cor cuidadosamente escolhida em relação ao estado de espírito do artista; podemos portanto dizer que as obras são de caracter pessoal, apesar de não representarem imagens claras do mundo real.

As cores da Espanha chegam ao Centrum da Brava no 28 de janeiro às 19h00 com a exposição “Historias de Mulheres” do artista Amadi Hananou. A exposição é uma homenagem à mulher árabe, que é uma peça fundamental da sociedade árabe: ela é a conservadora das tradições e dos costumes, dos segredos das ciências e da medicina natural, dos conhecimentos e dos sofrimentos. Por ocasião da inauguracão da exposição está previsto o concerto da Brava 7Luas Band.

No 29 de janeiro às 21h no Centrum SSSL de Tarrafal serão as maravilhosas pinturas do artista Alfredo Martinez Perez com a exposição Desde Alameda de Cervera” a encantar o publico. Alfredo nos seus retratos, nos seus esboços de figuras, no tratamento que dá a corpos e rostos, desconstrói com simplicidade a amálgama da matéria que tem diante de si para apresenta-la de imediato ao espetador, emocionando-o com específicos elementos essenciais. A sua obra pictórica, com uma forte constância humanista e estética paisagística, desenvolve-se em torno de elementos culturais básicos de caráter contemporâneo, que vão resultar no sincretismo do seu trabalho, que concilia colocações estéticas muito clássicas com elementos dos tempos mais recentes.

No 31 de janeiro às 21h no Centrum SSSL do Maio inaugura a exposição “20 anos de dialogo intercultural” com o concerto do 7luas Maio Band.

O Festival Sete Sóis Sete Luas convida todos a visitar os pedaços de memória que marcaram a sua existência durante os últimos 20 anos em Cabo Verde. Musica, arte, exposições e laboratórios de criatividade fazem parte da programação do Festival SSSL para promover o dialogo intercultural entre artistas internacionais, nacionais e os cabo-verdianos. A exposição apresenta entrevistas, fotografias, bem como artigos que foram publicados sobre este maravilhoso intercâmbio cultural: um longo registo que o Festival SSSL tem o prazer de apresentar e partilhar no Centrum SSSL.

No 15 de fevereiro no Centrum SSSL da Ribeira Grande de Santo Antão às 19h está prevista a inauguração da exposição do street artist Waroox da ilha de La Réunion “L’art est Union”. Waroox irá realizar de 26 de janeiro a 23 de fevereiro uma longa residência artística nos Centrum SSSL posicionados nas ilhas mais periféricas (Brava, Fogo, Maio e Santo Antão). Durante a residência Waroox irá realizar 4 grandes murales que irão surpreender a população local.

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.