O festival sete sóis sete luas volta para casa!

News

O FSSSL volta para Montemor-o-Novo, a terra onde nasceu em 1993, com a fundamental ajuda do grande escritor José Saramago.

De Montemor o FSSSL iniciou a sua grande viagem no Mediterrâneo e no mundo lusófono, celebrando em 1993 a geminação entre Montemor-o-Novo e Pontedera na Itália, terra de origem dos estudantes italianos que chegaram em 1991 pela primeira vez a Montemor-o-Novo

Esta relação entre as duas cidades (que foram as primeiras a acolher o FSSSL em 1993) foi mencionada também nesta bonita mensagem que o José Saramago escreveu para o catálogo do FSSSL do ano 1995:

«Tive o privilégio de ver baptizado este Festival, nos seus primeiros passos, com os nomes de duas personagens de um romance de que sou autor. Ficámos desde então, elas e eu, ligados ao Festival Sete Sóis Sete Luas, por essa razão, sim, já de si bastante sólida, mas também por outra que tem muito mais que ver com o espírito que com a onomástica. Quero eu dizer que não foi por acaso que a alma visionária de Blimunda e o istinto manual de Baltasar se tornaram em guias do Festival: só trascendendo o que é imediato, só imaginando futuros e preparando-se para os viver em dignidade, trabalho e beleza, o Festival podia ter levado a generosidade do seu carácter e a qualidade do seu trabalho criativo às longínquas terras portuguesas, a Montemor-o-Novo, que nunca terá suficientes palavras para agradecer aos seus amigos italianos. Se eu pensar que também esta cidade está presente num outro livro meu, então o privilégio passa a ser duplo, e dobradas ficam as minhas razões para estar grato tanto a Montemor-o-Novo como a Pontedera. Pelo trabalho nos aproximámos, pelo trabalho vamos continuar unidos»

Texto de apresentação do José Saramago, que foi Presidente Honorário do Festival Sete Sóis Sete Luas de 1993 a 2010

Com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, será apresentada uma vasta programação de música e arte que começa a 7 de Agosto às 21h no Largo da Rua Ernesto Pinto Ângelo (bairro da CHE)  com o concerto da 7LUAS MED ORKESTRA, a nova produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas  com direção musical do conceituado guitarrista português Custódio Castelo. O ensemble nasce do trabalho conjunto de seis prestigiados músicos provenientes das diferentes margens do Mare Nostrum, do mundo lusófono e crioulo. Partilham tradições culturais e criam temas musicais inéditos que testemunham a possibilidade de compreensão e de diálogo.

Em seguida a 27 de agosto no Auditório do Parque Urbano às 21h, irá atuar a banda KORRONTZI (País Basco), fundada em 2004, é um dos grupos revelação da música do País Basco, que descobriu a antiga tradição do “trikitixa” (“concertina”). O grupo quer homenagear a cultura popular basca, dando-lhe uma lufada de ar fresco, com influências de todo o mundo, proporcionando um concerto cheio de energia e de alegria, onde a música e a dança se fundem num estado incandescente. Tudo isto, ao som dos temas compostos por Agus Barandiaran, cuja energia parece inesgotável.

De 28 de agosto a 4 de setembro  ZED1 (Florença, Itália) realizará uma pintura mural dedicada ao “Levantado do Chão”. Zed1 (Marco Burresi) é um dos street artist italianos mais talentosos, ativo na cena da arte urbana há mais de duas décadas. O artista cria obras de arte que muitas vezes transmitem mensagens humorísticas e escuras de comentário social e político.

Em seguida, de 17 de Setembro a 15 de Outubro, terá lugar em Montemor-o-Novo uma Exposição documental «Festival Sete Sóis Sete Luas em Montemor-o-Novo 1993- 1999». Exposição documental que conta com fotos, vídeos, recortes de jornais…os inesquecíveis momentos do Festival Sete Sóis Sete Luas em Montemor-o-Novo entre 1993 e 1999.

Para concluir de 17 a 30 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo «SARAMAGO MEDITERRANEO», a exposição internacional itinerante dedicada às personagens de José Saramago e inspirada nos valores das suas obras. O projeto reúne 41 obras de pequeno formato de 41 artistas internacionais, que colaboraram com o Festival SSSL durante os seus 29 anos de existência.

 

Evento a decorrer de acordo com todas as normas da Direção-Geral de Saúde, com lotação limitada. Bilhetes gratuitos no Posto de Turismo, no local do evento e em municipiomontemoronovo.bol.pt

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.