Músicos e chefs internacionais conquistam Elvas com o festival sois sóis luas

News

Está de volta a XXVII edição do Festival Sete Sois Sete Luas  com um vasto programa de arte e cultura

O Festival Sete Sóis Sete Luas, promotor das artes e culturas do Mediterrâneo e do mundo lusófono, será também este ano apresentado em Elvas, com o apoio do Município, para celebrar a sua XXVII edição.

Uma edição ambiciosa na qual subirão ao palco do Festival Sete Sóis Sete Luas importantes artistas internacionais da rede cultural do Festival. Desde sempre que a mobilidade dos artistas é um dos principais objetivos do Festival Sete Sóis Sete Luas, que apresenta na sua programação artistas conhecidos no seu país, mas pouco conhecidos a nível internacional.

O Festival começa no dia 13 de julho na Praça da República com dois eventos imperdíveis. Às 21h30 haverá uma degustação gastronómica de sabores da Toscana com a chef Daniela Mattonai (Itália). Logo de seguida, às 22h, a música do grupo Maio 7Luas Band levará o público numa viagem única pela música tradicional de Cabo-Verde. Esta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de 5 prestigiados músicos do Maio, uma das ilhas mais periféricas do arquipélago de Cabo Verde. O reportório do grupo aposta em temas criados por compositores da ilha e defende por isso a tradição musical do Maio, utilizando o crioulo, que confere aos seus temas uma emoção especial. Os músicos, Tote Xinoca na voz e cavaquinho, Tó no baixo, Mauro no piano e cavaquinho, e Nuno na guitarra foram dirigidos musicalmente pelos mestres José Peixoto e José Barros (Portugal) no âmbito do projeto de cooperação promovido pelo Festival SSSL. Como special guests estrão presentes o músico e compositor cabo-verdiano Tibau Tavares e o baterista português André Sousa Machado.

O reportório da Maio7LuasBand harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da pequena Ilha do Maio.

O Festival continua no dia 20 de julho, sempre no fabuloso cenário da Praça da República. A noite terá início com a experiência gastronómica de sabores da Occitania (Sul da França) e de Marrocos, com os chefes da Associação des Mediterraneens de Frontignan (França).

Em seguida, pelas 22h, subirá ao palco do Festival Sete Sóis Sete Luas a MedArabJewish7Sóis Orkestra, uma nova produção original do Festival. Esta ambiciosa nova criação musical pretende promover o diálogo intercultural, com a presença de músicos judeus, muçulmanos e cristãos, representativos dos três mundos culturais e religiosos típicos do Mediterrâneo e do sul da Europa. Esta criação pretende oferecer uma contribuição para a aproximação entre as diferentes culturas das duas margens do Mediterrâneo. Conta com a participação de 6 prestigiados mestres representativos de 6 diferentes culturas: Stefano Saletti de Itália (direção musical e bouzouki), Eden Holan de Israel (voz) Arnaud Cance de França (guitarra, voz e acordeão), Harry Perigone da Ilha de La Réunion no Oceano Índico (percussões) Soukaina Fahsi de Marrocos (voz) e Carlos Menezes de Portugal (baixo).

Nos momentos anteriores às degustações, os chefs realizarão workshops de gastronomia: nos dias 12 e 13 de julho dedicados à cozinha toscana com a chef Daniela Mattonai, e nos dias 19 e 20 de julho os chefs franceses criarão, com os participantes, pratos franceses e marroquinos.

Todos os espetáculos e workshops são gratuitos.

Gallery:

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.