As músicas kreolas da ilha de La Réunion e de Cabo Verde encontram-se nos Centrum Sete Sóis Sete Luas

News

A voz de Gwendoline Absalon acompanha as bandas 7Sóis

de Brava, Fogo, Maio, Santo Antão e Tarrafal

Gwendoline Absalon, uma das cantoras de mais talento da longinqua ilha de La Réunion (no Oceano Índico, na frente do Madagascar) chegou em Cabo Verde convidada pelos Centrum Sete Sóis Sete Luas da Brava, Fogo, Maio e Santo Antão.

O projeto musical das orquestras Sete Sóis abraça a voz da Gwendoline que irá fazer residéncias nos Centrum Sete Sóis Sete Luas preparando um repertório onde os dois kreolos de Cabo Verde e da ilha de La Réunion serão os grandes protagonistas.

No final de cada residência haverá um pequeno concerto para um número limitado de pessoas no respeito das regras anti-Covid:

11 de maio as 19h – Centrum SSSL da Ribeira Grande com a Santo Antão 7Sóis Band

15 de maio as 21h – Centrum SSSL do Maio com a 7Luas Maio Band e com a inuguração da exposição de Vasko Vidmar (Eslovénia)

18 de maio as 19h – Centrum SSSL da Brava com a Brava 7Luas Band e com a inuguração da exposição de Daniel Mac Lloyd e Raphael Gindt (Luxemburgo)

20 de maio as 21h – Centrum SSSL de São Filipe com a Orquestra Popular 7Sóis do Fogo e com a inauguração da exposição de Waroox (La Réunion)

Estas atividades realizam-se com o apoio do FRAM (Fonds Régional d’Aide à la Mobilité) et PRMA (Pôle Régional des Musiques Actuelles de La Réunion) em parcerias com as Câmaras Municipais da Brava, Fogo, Maio, Ribeira Grande e São Filipe.

OS CENTRUM SETE SÓIS SETE LUAS DE CABO VERDE

O Festival Sete Sóis Sete Luas recuperou com o apoio da União Europeia em Nova Sintra (ilha Brava), São Filipe (ilha do Fogo), Ribeira Grande (ilha de Santo Antão) e Cidade do Porto Inglês (ilha do Maio) espaços para criação dos centros culturais do Festival SSSL com sala de exposições, restaurantes, bookshops, espaços para concertos e para ensaios.

A recuperação destes edificios históricos nestas ilhas periféricas, para realizar centros culturais de qualidade, pretende valorizar a diversidade cultural de Cabo Verde e originar o encontro entre a oferta cultural com os fluxos turísticos internacionais que procuram este tipo de conteúdos.

A programação dos Centrum SSSL tem o objetivo de dar vida a 4 pequenas ilhas de Cabo Verde (Brava, Fogo, Maio, Santo Antão) com 4 centros culturais dedicados à preservação, valorização e divulgação da música e da gastronomia típica de cada localidade.

O projeto tem promovido a profissionalização de 20 músicos (5 em cada ilha) que realizaram digressão internacionais como parte das orquestras Sete Sóis Sete Luas. Eles beneficiaram de uma formação de alta qualidade nas áreas da musica.

Ao mesmo tempo o projeto realizou ações de formação com chefs internacionais para a profissionalização de cozinheiras para a gestão dos Restaurantes dos Centrum SSSL.

Os impactos do Centrum: salvaguarda da identidade cultural mais genuína de cada pequena ilha, dignidade da cultura local e dos artistas, acesso gratuito à cultura para a população de 4 localidades periféricas de Cabo Verde, recuperação da economia criativa após a pandemia, criação de empregos estáveis para jovens a fim de desacelerar o forte processo de migração dos músicos mais talentosos dessas pequenas ilhas.

Entrada livre – obrigatório usar mascara no espaço do concerto (lugares marcados)

Gallery:

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.