A Beleza da diversidade cultural do Mediterraneo volta em Pombal com o Festival Sete Sóis Sete Luas

News

O Festival Sete Sóis Sete Luas, promotor das artes e culturas do Mediterrâneo e do mundo lusófono com o apoio do Municipio de Pombal volta em Pombal para celebrar a sua XXVIII edição.

Será apresentada uma vasta programação que começa com uma residência artística de 3 a 8 Agosto do artista de street artist WAROOX com a realização de uma obra de street art (mural) durante a residência. WaRoox, um dos street artists mais importantes da ilha de la Réunion, descobriu a arte através dos graffiti aos 13 anos. Depois de sete anos de prática na rua, vai para a Austrália estudar design gráfico e design de interiores. Em 2013 expõe pela primeira vez em Paris, no conceituado espaço Batofar. O seu trabalho começa então a ser reconhecido internacionalmente e começa a receber várias encomendas, algumas delas do Dubai, que o levarão a expor nos Emiratos Árabes Unidos pela primeira vez em 2013 e, mais tarde, integrado na galeria Street Art, em Dubai, no ano 2014.

No 7 de agosto no Praça Marquês de Pombal às 22h00, o concerto da ZAGALA (Espanha). Zagala surgiu em Madrid em 2015 e gravou o seu primeiro álbum em 2018. A música do grupo, caracterizada pela sua energia, pela fusão de diferentes instrumentos tradicionais de várias épocas e regiões de Espanha, é fruto da tradição Ibérica e de ritmos de dança – jotas, seguidillas, charros, fandanguillos, ajechaos, sevilhanas… Zagala utiliza instrumentos como a mandola, violão, violino ou pandero cuadrado de Peñaparda (adufe) assim como pandeiretas, colheres e panelas. Em 2017, participaram em vários concursos em Espanha, recebendo diversos prémios e grande reconhecimento por parte do público. Tocaram em festivais famosos como Demanda Folk (Burgos) e Folkarria (Madrid).

No  8 de agosto no Praça Marquês de Pombal às 22h00, o concerto da COLLECTIF MEDZ BAZAR (Arménia). O Collectif Medz Bazar, formado em 2012, é uma banda urbana composta por músicos oriundos das culturas arménia, turca e francesa. Partindo das suas tradições, os membros do grupo criam composições próprias, assim como arranjos originais da música folclórica. No palco oferecem um equilíbrio entre os instrumentos étnicos e a música contemporânea, recorrendo a percussões, folclore e vozes do Médio Oriente, da Arménia, da Ásia Menor, do Irão, do Cáucaso e da Trácia. A sua música multidimensional e a energia explosiva que dela emana tecem um elogio ao amor, à justiça e à igualdade, abordando igualmente questões sociais e desafiando as fronteiras políticas e culturais. As vozes potentes do Collectif Medz Bazar tornaram-se, sem querer, em símbolo de diálogo intercultural e sensibilização para a luta feminista. O grupo realizou concertos em toda a Europa, no Médio Oriente e na América do Norte.

No  22 de agosto às 22h00 no Praça Marquês de Pombal, realizar-se-á o concerto da 7SÓIS.KRIOL.ORKESTRA (Cabo Verde). O “7Sóis Kriol Orkestra” é uma viagem fascinante na riqueza da música tradicional cabo-verdiana. Com a direção musical do Lúcio Vieira, a banda conta com a participação de excecionais músicos que já tiveram prestigiadas colaborações ao lado dos maiores nomes da cena musical cabo-verdiana como Cesária Évora, Tito Paris ou Bana.  Os músicos da 7Sóis Kriol Orkestra” são: Humberto Ramos no piano, Cau Paris na bateria, Lúcio Vieira no baixo, Dodas na guitarra e a jovem revelação Sheila na voz.

No  28 de agosto no Praça Marquês de Pombal às 22h00 uma performance de magia/ Clown “Istintos Ocultos” da LEO BASSI (Espanha). Reconhecido mundialmente pelas extravagantes atuações de teatro e pelas suas ações de tom provocador, Leo Bassi pertence a uma antiga família de atores excêntricos e de palhaços circenses oriundos de Itália, França e Inglaterra. É considerado um criador moderno e, em simultâneo, um mágico com um estilo muito pessoal: transgressivo, físico e intelectual. Com uma extraordinária capacidade de improvisação com o público, o seu trabalho desenvolveu-se em diferentes direções, tanto em teatros como em grandes eventos ao ar livre, até espetáculos realizados em autocarros ou barcos, passando por programas de televisão de todo o mundo.

No 29 de agosto no Praça Marquês de Pombal às 22h00, o concerto da 7LUAS MED ORKESTRA (Mediterrâneo). A 7Luas Med Orquestra é o nome da nova criação artística original do Sete Sóis Sete Luas. Surge do trabalho conjunto de seis músicos conceituados provenientes das diferentes margens do Mare Nostrum, do mundo lusófono e creolófono. Partilham tradições culturais e criam temas musicais inéditos que testemunham a possibilidade de compreensão e de diálogo. Os músicos ensemble de renome são Custódio Castelo (Portugal) na guitarra portuguesa e direção musical, Bernard Joron (La Réunion) no cante, Alide Sans (Catalunha) no cante, guitarra e acordeão, Moisés Ramos (Cabo Verde) no piano, Tiago Soares (Portugal) na percussão e Mario Rivera (Sicília) no baixo.Produção Original do Festival Sete Sóis Sete Luas.

No  5 de setembro às 22h00, no Praça Marquês de Pombal, será apresentado um espetáculo de circo acrobático “Flou Papagayo” do MUMUSIC (Catalunha, Espanha). A companhia catalã Mumusic Circus apresenta o novo espetáculo “Flou Papagayo”. Uma incrível performance de alto impacto emocional. O espetáculo dirigido tanto a um público familiar como a um público adulto é uma metáfora sobre a extraordinária capacidade do subconsciente humano. Uma plataforma circular de madeira, que lembra as antigas companhias de circo errantes, será habitada por músicos, acrobatas e atores que, com os seus números excecionais deixarão o público sem palavras. Um evento capaz de transmitir emoções únicas numa atmosfera suspensa entre o sonho e a magia do teatro.

TODOS OS ESPETÁCULOS SÃO GRATUITOS.

Gallery:

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.