POMBAL CIDADE DE DIÁLOGO E DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

News

Arte de todo mundo encontra-se em Pombal graças ao projeto Europa Criativa

O Festival Sete Sóis Sete Luas, promotor das artes e culturas do Mediterrâneo e do mundo lusófono, com o apoio da Câmara Municipal de Pombal e do programa Europa Criativa, será mais uma vez apresentado este ano na cidade de Pombal para celebrar a sua XXVII edição.

Uma edição ambiciosa durante a qual subirão ao palco do Festival Sete Sóis Sete Luas importantes artistas internacionais da rede cultural do Festival. Desde sempre, a mobilidade dos artistas é um dos principais objetivos do Festival Sete Sóis Sete Luas que apresenta artistas conhecidos no seu país, mas pouco conhecidos a nível internacional.

Será apresentada uma vasta programação que começa a 21 de Junho às 21h30 no Largo do Cardal com o espetáculo “Bruits de Coulisses” a nova produção da conhecida companhia francesa de circo aéreo acrobático Les P’tits Brás. Um espetáculo inspirado no universo barroco e no seu ambiente fantástico. O público será convidado a entrar num ambiente teatral do século XVII, onde irá assistir a histórias entre o sonho e a realidade, entre a ilusão e a verdade, com fantasia, poesia e humor. O estilo barroco é a estética de base dos 5 personagens cuja humanidade será inspirada numa liberdade fantástica que passa pelas diferentes épocas. O jogo de ilusões do espetáculo “Bruits de Coulisses” inspira-se na ideia barroca segundo a qual “a vida é um teatro”.

Durante os dias 25 a 30 junho o street artist Art never2501 (Itália) estará presente na cidade de Pombal para a criação de um mural na Rua Fidalgo Aprendiz.

Segue-se ainda a 30 de junho no Castelo de Pombal às 21h30, o concerto da Orkestra Popular des 7Luas, que animará a noite com música popular portuguesa, ritmos brasileiros e guineenses, melodias andaluzes e ritmos do sul da Itália. Esta produção original do Festival SSSL conta com a participação de 6 prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais enraizadas nos Países da Rede Sete Sóis Sete Luas. Diferentes espíritos do Mediterrâneo e do mundo lusófono reúnem-se nesta orquestra: o percussionista do Brasil Roberto Mello (direção musical), a cantora Barbara Eramo de Itália, o guitarrista andaluz Javier Blanes, o músico português Ricardo Coelho (gaita-de-foles e flautas), o cantor da Guiné-Bissau Manecas Costa (voz e baixo) e o italiano Vanni Masala da ilha da Sardenha (acordeão).

Esta orquestra estará também presente nos dias 2 e 3 de julho às 11h00 para um concerto de beneficência na Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Pombal (CERCIPOM) e na Santa Casa da Misericórdia de Pombal (Lar Rainha Santa Isabel).

No dia 7 de julho às 21h30 no Castelo de Pombal, realizar-se-á o concerto da Maio 7LuasBand. Esta produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas conta com a participação de 5 prestigiados músicos do Maio, uma das ilhas mais periféricas do arquipélago de Cabo Verde. O reportório do grupo aposta em temas criados por compositores da ilha e defende por isso a tradição musical do Maio, utilizando o crioulo, que confere aos seus temas uma emoção especial. Os músicos, Tote Xinoca na voz e cavaquinho, Tó no baixo, Mauro no piano e cavaquinho e Nuno na guitarra foram dirigidos musicalmente pelos mestres José Peixoto e José Barros (Portugal) no âmbito do projeto de cooperação promovido pelo Festival SSSL. Como special guests estão o músico e compositor cabo-verdiano Tibau Tavares e o baterista português André Sousa Machado.O reportório da Maio 7Luas Band harmoniza músicas tradicionais, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da pequena ilha do Maio.

No dia 7 de agosto o Festival terá uma dupla programação. Às 19h no Largo do Cardal o público poderá assistir ao fabuloso espetáculo de bicicleta acrobática de Yldor Llach, onde o artista catalão circense da companhia francesa de circo aéreo acrobático «Les P’tits Brás» apresenta um original e incrível espetáculo de bicicleta acrobática, em que interage de forma natural e dinâmica com o público e onde as suas virtudes de acrobata ganham a admiração incondicional de participantes de todas as idades, desde os mais jovens aos adultos. Às 21h30 o Festival desloca-se até à Praça Marquês de Pombal para apresentar o concerto de Gustafi. Esta banda croata foi fundada em 1990, em Vodnjan, uma pequena cidade na costa adriática norte da Croácia. Ao longo da sua carreira lançou 11 álbuns e conta com mais de 1300 concertos ao vivo. De acordo com o crítico Sven Semencic, “Gustafi são, ao mesmo tempo, uma sensação estritamente regional e o produto mais completo da música do mundo de fabrico caseiro”. Os espetáculos ao vivo da mais ambiciosa e melhor sucedida banda croata são baseados numa mistura de música autêntica, aparentemente impossível, de tal modo que até David Byrne, impressionado, se juntou ao palco com a banda, durante um dos concertos de Gustafi em Zagreb, dando vida a um espetáculo fantástico e inesquecível.

No final desta vigésima sétima edição, na quinta-feira, 8 de agosto, pelas 21h30, na Praça Marquês de Pombal, será apresentada a nova produção original de 2019 do Festival Sete Sois Sete Luas, Les Voix des 7Sóis. A banda também irá realizar um concerto de beneficência às 11 horas na Associação de Pensionistas Reformados e Aposentados. Les Voix des 7Sóis , surge do trabalho conjunto de 6 incríveis músicos provenientes das diversas margens do Mediterrâneo, do mundo lusófono e francófono. Todas estas culturas musicais, instrumentos diferentes e jovens talentos internacionais se encontram para partilhar tradições e criar temas musicais inéditos. São o testemunho da possibilidade de compreensão e colaboração, transmitindo as vibrações emocionantes dos países da Rede do Festival Sete Sóis Sete Luas.Com a direção musical do compositor, guitarrista e pianista português Nuno Dario, participam nesta orquestra o baixista esloveno Teo Collori, o flautista francês Damien Fadat, o percussionista português Ruca Rebordão e as jovens cantoras Paola Bivona de Itália e Hadil Mechrgui da Tunísia.

Todos os espetáculos são gratuitos.

INFO:

info@7sois.org

tel. 96.6365309

www.7sois.eu

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.