La mère du printemps

“A mãe da primavera” de Salah Benjkan, Ahmed El Amine,
Abdelkarim Elazhar e Zoubir Najeb (Marrocos)

Sábado 16 de Novembro às 17h00 no Centrum Sete Sóis Sete Luas em Montargil vai inaugurar a exposição coletiva “La mère du printemps – A mãe da primavera” de Salah Benjkan, Ahmed El Amine, Abdelkarim Elazhar e Zoubir Najeb (Marrocos). A seguir a degustação da culinária marroquina com a chef Jamila Soujairi e de sabores da Ilha da Reunião com o chef Nicolas Duberville.

Os quatro artistas, são naturais d’El Jadida (Marrocos), a antiga Mazagão, têm em comum o amor pela pintura e, em particular, uma certa figuração livre que combina a poesia com uma imaginação fértil povoada por personagens estranhos e pássaros raros. O recurso à cor viva e à espontaneidade da pincelada repetem-se de modo a criar universos singulares. A exposição “La mère du printemps ” apresenta-se sob a forma de uma “conversação” entre as diferentes obras dos quatro artistas. Este diálogo é puramente fictício e cabe ao espetador criar a sua própria leitura e imaginar uma, ou mesmo várias, interpretações.Para além do inegável critério estético das obras dos nossos quatro artistas e da riqueza das suas práticas pictóricas, uma aposta importante desta exposição reside no intercâmbio inter-regional em Marrocos.
Hoje, o futuro de Marrocos constrói-se na perspetiva da regionalização avançada. Uma cooperação e um intercâmbio artístico e cultural entre as diferentes regiões de Marrocos devem ser implementados com vista a consolidar o sentimento de pertença aos valores comuns. Construir pontes, não será essa a função da arte?

Nos dias 13, 14 e 15 de Novembro laboratório di criatividade com o artista Zoubir Najeb e laboratório de gastronomia marroquina con a chef Jamila Soujairi (nos dias 14 e 15 Novembro participação extraordinária do chef Nicolas Duberville).

Exposição patente até dia 11 de Janeiro 2020



Gallery: