Street Art: O Festival Sete Sóis Sete Luas na margem sul do Mediterrâneo

Projects

O projeto “Festival Sete Sóis Sete Luas na margem Sul do Mediterrâneo” realizou ambiciosas ações de mobilidade e de diálogo intercultural no Mediterrâneo com 3 reconhecidos street artists portugueses que realizaram residências artísticas em diferentes cidades do Mediterrâneo, criando 6 murais de grande dimensão.

As cidades envovidas foram: Testour na Tunísia, Kaş na Turquia, Essaouira e Ksar-El Kebir em Marrocos, Pontedera na Itália. 

Os artistas envolvidos foram Fréderico Draw (Frederico Sousa), NARK (Hugo Pinhão) e GonçaloMAR (Gonçalo Ribeiro).

O projeto foi voltado essencialmente para os jovens entre 14 e 25 anos de Itália, Marrocos, Tunísia e Turquia, graças à realização de laboratórios de arte gratuitos com os 3 street artists portugueses. Estes laboratórios foram realizados no momento da criação dos murais, com o objetivo de sensibilizar os jovens nas técnicas da street art.

O projeto respondeu à necessidade de fortalecer as intervenções dos artistas como embaixadores de paz, para ajudar no processo de integração dos migrantes, graças a um melhor conhecimento das culturas do Mediterrâneo, produzindo resultados positivos, tanto nos países de realização como em Portugal.

O projeto pretendia mostrar um microcosmos de tolerância e de diálogo, representado pela criação de um conjunto de 6 murais em lugares tão diferentes do mundo árabe e muçulmano.

O projeto criou uma “Mesopotâmia” de experiências, integração e intercâmbios: os street artists portugueses interagiram com jovens e artistas de cada localidade, deixando uma marca permanente com grandes murais, que pretendem pôr o público a pensar e desenvolvem um sentimento de fraternidade mediterrânica.

O projeto lutou também contra a falta de oportunidades para os jovens do Magrebe e do sul da Turquia e evitou os processos de radicalização e de ódio contra os valores do mundo ocidental.

O projeto colaborou com associações conhecidas e instituições públicas da Rede do Festival SSSL: em Marrocos com a Association Université Pour Tous da cidade de Ksar-El Kebir e com a Association Essaouira-Mogador da cidade de Essaouira; na Turquia com o Kaş Tourism and Promotion Association da cidade de Kaş; na Tunísia com o Tunisian Institute for Democracy and Development (TIDD); na Itália com o Município de Pontedera (Toscana).

 

 

Gallery:

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.