Festival Sete Sóis Sete Luas Med Criações
Projects
O Festival Sete Sóis Sete Luas apresenta o projeto “Festival SSSL MedCriações”, um programa de atividades assentes na criação, produção, descentralização e circulação artística, realizado com o apoio da DGArtes. Os objetivos principais são de assegurar o acesso público à cultura, fomentar a descentralização e dinamização da oferta cultural, promover a experimentação, a formação de jovens músicos, a criação e inovação no âmbito da música popular contemporânea mediterrânica. Nestes termos, pretende-se impulsionar uma linha estética que, por um lado, mantém a ligação com a tradição musical popular de um país ou região, e por outro, regozija-se por reelaborá-la de forma contemporânea, utilizando o diálogo intercultural como instrumento para elevar uma determinada expressão musical além das suas fronteiras nacionais ou regionais e promover o diálogo entre comunidades com culturas próximas e ao mesmo tempo diferentes.
O projeto compreende a realização de 6 novas criações/residências artísticas em Ponte de Sor que contam com a participação de 36 músicos portugueses e internacionais onde o resultado previsto será a criação, durante os anos 2020 e 2021, de 6 orquestras multiculturais em colaboração com grupos musicais locais como reforço para a inclusão do património musical regional. Destas 6 criações resultarão a produção de 6 CD’s ao vivo (um por cada orquestra) e a sua apresentação em forma de concerto nas localidades alentejanas que participam no projeto (Ponte de Sor, Castro Verde, Odemira) e também se apresentarão numa circulação prevista em Portugal (Alfândega da Fé e Pombal) e internacional nas cidades pertencentes à Rede do Festival Sete Sóis Sete Luas: Pontedera (Itália) e Frontignan (França). De maneira a acentuar e promover uma maior e visibilidade a nível regional o projeto pretende atuar numa relação de proximidade com a comunidade e prevê para tal atividades educativas e de solidariedade em que estão previstas a realização de laboratórios musicais com jovens nas escolas locais, e concertos em lares de terceira idade e estruturas penitenciárias.
O projeto pretende proporcionar aos próprios artistas e ao público uma experiência de diálogo intercultural sobre as influências, similaridades e diferenças entre as músicas do Mediterrâneo e do mundo lusófono.
A atenção do projeto com a internacionalização da cultura portuguesa é evidente tanto na fase da criação, como na fase da circulação. Durante o período da criação a música popular portuguesa é promovida na relação de diálogo e de proximidade entre os músicos nacionais e internacionais. Posteriormente a projeção internacional da cultura portuguesa acontece no projeto com a apresentação das produções musicais em 2 cidades pertencentes à Rede SSSL na Itália e na França. Posteriormente as 3 produções musicais e os seus cd’s serão divulgados também nas outras localidades da Rede (30 cidades em 10 países).
PROGRAMA 2020
Por razões ligadas a emergência sanitária, no ano de 2020 foi realizada apenas a residência artística da 7Luas Med Orkestra20 de 21 a 28 de agosto de 2020 no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor. Deste período de residência resulta o repertório musical constituído por 14 temas compostos pelos participantes e pensados especialmente para esta produção: Custódio Castelo (Portugal), direção musical e guitarra portuguesa, Bernard Joron (La Réunion) no cante, guitarra e trompete, Alide Sans (Catalunha) no cante e guitarra, Moisés Ramos (Cabo Verde) no piano, Tiago Soares (Portugal) nas percussões e Mario Rivera (Sicília) no baixo.
Concertos da 7Luas Med Orkestra20:
28 de agosto de 2020, 17h: concerto em Ponte de Sor emlive streaming para os lares do concelho
29 de agosto de 2020, 22h: concerto em Pombal na Praça Marquês de Pombal
1 de setembro de 2020, 22h: concerto em Pontedera (Itália) no Parco Fluviale de La Rotta
Os restantes concertos já calendarizados no ano de 2020 serão realizados durante o verão de 2021 devido aos constrangimentos da emergência sanitária.