Festival Sete Sóis Sete Luas Med Criações

Projects

Med Criações 2022

O Festival Sete Sóis Sete Luas apresenta o projeto “Festival SSSL  MedCriações 2022”,  um  programa de atividades assentes na criação, produção, descentralização e circulação artística, realizado com o apoio da DGArtes. Os objetivos principais são de assegurar o acesso público à cultura, fomentar a descentralização e dinamização da oferta cultural, promover a experimentação, a formação de jovens músicos, a criação e inovação no âmbito da música popular contemporânea mediterrânica. Nestes termos, pretende-se impulsionar uma linha estética que, por um lado, mantém a ligação com a tradição musical popular de um país ou região, e por outro, regozija-se por reelaborá-la de forma contemporânea, utilizando o diálogo intercultural como instrumento para elevar uma determinada expressão musical além das suas fronteiras nacionais ou regionais e promover o diálogo entre comunidades com culturas próximas e ao mesmo tempo diferentes.

O projeto prevê a realização de 3 novas criações musicais originais com a participação de 18 músicos portugueses e internacionais. Estas 3 criações serão apresentadas em forma de concerto nas localidades alentejanas que participam no projeto (Ponte de Sor, Castro Verde, Odemira) e também se apresentarão numa circulação prevista em Portugal (Oeiras, Pombal) e internacional nas cidades pertencentes à Rede do Festival Sete Sóis Sete Luas: Pontedera (Itália) e Esch-sur-Alzette (Luxemburgo). De maneira a acentuar e promover uma maior e visibilidade a nível regional o projeto pretende atuar numa relação de proximidade com a comunidade e prevê para tal atividades educativas e de solidariedade em que estão previstas a realização de laboratórios musicais com jovens nas escolas locais, e concertos em lares de terceira idade e estruturas penitenciárias.

O projeto pretende proporcionar aos próprios artistas e ao público uma experiência de diálogo intercultural sobre as influências, similaridades e diferenças entre as músicas do Mediterrâneo e do mundo lusófono.

A atenção do projeto com a internacionalização da cultura portuguesa é evidente tanto na fase da criação, como na fase da circulação. Durante o período da criação a música popular portuguesa é promovida na relação de diálogo e de proximidade entre os músicos nacionais e internacionais. Posteriormente a projeção internacional da cultura portuguesa acontece no projeto com a apresentação das produções musicais em cidades pertencentes à Rede SSSL na Itália e no Luxemburgo. Posteriormente as 3 produções musicais serão divulgados também nas outras localidades da Rede (33 cidades em 11 países).

 

7SÓIS LUSO MED ESCH ORKESTRA

Stefano Saletti (Itália), bouzouki, direção musical

Ruca Rebordão (Portugal), percussões

José Peixoto (Portugal), guitarra

Boris Schmidt (Luxemburgo), contrabaixo

Lazar Novkov (Sérvia), acordeão

Rosa Borges (Cabo Verde), voz

24-30 de junho 2022: ensaios de preparação do repertório 

1 de julho 2022: concerto em Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Place Hôtel de Ville // 19h

– 10 de julho: concerto em Pontedera (Toscana, Itália), Centrum Sete Sóis Sete Luas// 21h30

– 14 de julho: concerto em Pombal (Portugal), Jardim do Cardal // 21h30

15 de julho : concerto em Oeiras (Portugal), Fábrica da Polvora de Barcarena // 22h 

– 16 de julho: concerto em Elvas (Portugal), Praça da República // 21h30

– 17 de julho: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Ponte de Sor (Portugal), Galveias FMCGC // 15h

– 17 de julho: concerto em Ponte de Sor (Portugal), Anfiteatro da Zona Ribeirinha // 21h30

– 18 de julho: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Ponte de Sor (Portugal), ASSPS // 10h

 

BLIMUNDA 7LUAS ENSEMBLE

Luís Peixoto (Portugal), direção musical, cavaquinho

Giovanni Lo Cascio (Itália), bateria e percussões

Juan Pinilla (Espanha), voz 

Rui Salomão (Cabo Verde), baixo

Miguel Veras (Portugal), guitarra

Nicole Dambreville (La Réunion), voz

27 de agosto – 2 de setembro 2022: ensaios em Ponte de Sor, no Auditório do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

2 de setembro de 2022: concerto em Oeiras, Fábrica da Polvora de Barcarena // 22h

3 de setembro: concerto em Pombal, Jardim do Cardal // 21h30

4 de setembro: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Odemira, Estabelecimento prisional feminino de Odemira // 15h

4 de setembro: concerto em Odemira, Cerro do Peguinho// 21h30

5 de setembro: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE no SCMPS (Ponte de Sor) // 15h

6 de setembro: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE no CRIPS (Ponte de Sor) // 10h

9 de setembro: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE na Vale de Arco (Ponte de Sor), ERPI // 15h

9 de julho: concerto em Ponte de Sor, Anfiteatro da Zona Ribeirinha // 22h

10 de julho: concerto em Mafra, Alameda da EPI – Palácio Nacional de Mafra // 20h

 

JEUNESSE V DAS CIDADES 7SÓIS

Custódio Castelo (Portugal): direção musical, guitarra portuguesa

Barbara Sousa (Portugal): voz

Andrea Zakinja (Croácia): trompete

Eugenio Saletti (Itália): guitarra, voz

Gaj Bostic (Eslovênia): percussões

Miguel Carvalinho (Portugal): viola baixo

12 – 18 de agosto 2022 : ensaios em Ponte de Sor, no Auditório do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

19 de agosto 2022: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Ponte de Sor, AFATI // 10h

19 de agosto 2022: concerto em Foros de Arrão (Ponte de Sor) // 21h

20 de agosto: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE na Vale de Açor (Ponte de Sor) // 10h

20 de agosto: concerto em Ponte de Sor, Mercado Municipal // 21h

21 de agosto: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Longomel (Ponte de Sor) //10h

21 de agosto: concerto em Longomel (Ponte de Sor) // 19h

22 de agosto: CONCERTO DE SOLIDARIEDADE em Pombal , Centro social de S. simao de litém 11h 

 

 

 

Med Criações 2020-2021 

O Festival Sete Sóis Sete Luas apresenta o projeto “Festival SSSL MedCriações”,  um  programa de atividades assentes na criação, produção, descentralização e circulação artística, realizado com o apoio da DGArtes. Os objetivos principais são de assegurar o acesso público à cultura, fomentar a descentralização e dinamização da oferta cultural, promover a experimentação, a formação de jovens músicos, a criação e inovação no âmbito da música popular contemporânea mediterrânica. Nestes termos, pretende-se impulsionar uma linha estética que, por um lado, mantém a ligação com a tradição musical popular de um país ou região, e por outro, regozija-se por reelaborá-la de forma contemporânea, utilizando o diálogo intercultural como instrumento para elevar uma determinada expressão musical além das suas fronteiras nacionais ou regionais e promover o diálogo entre comunidades com culturas próximas e ao mesmo tempo diferentes.

O projeto compreende a realização de 6 novas criações/residências artísticas em Ponte de Sor que contam com a participação de 36 músicos portugueses e internacionais onde o resultado previsto será a criação, durante os anos 2020 e 2021, de 6 orquestras multiculturais em colaboração com grupos musicais locais como reforço para a inclusão do património musical regional. Destas 6 criações resultarão a produção de 6 CD’s ao vivo (um por cada orquestra) e a sua apresentação em forma de concerto nas localidades alentejanas que participam no projeto (Ponte de Sor, Castro Verde, Odemira) e também se apresentarão numa circulação prevista em Portugal (Alfândega da Fé e Pombal) e internacional nas cidades pertencentes à Rede do Festival Sete Sóis Sete Luas: Pontedera (Itália) e Frontignan (França). De maneira a acentuar e promover uma maior e visibilidade a nível regional o projeto pretende atuar numa relação de proximidade com a comunidade e prevê para tal atividades educativas e de solidariedade em que estão previstas a realização de laboratórios musicais com jovens nas escolas locais, e concertos em lares de terceira idade e estruturas penitenciárias.

O projeto pretende proporcionar aos próprios artistas e ao público uma experiência de diálogo intercultural sobre as influências, similaridades e diferenças entre as músicas do Mediterrâneo e do mundo lusófono.

A atenção do projeto com a internacionalização da cultura portuguesa é evidente tanto na fase da criação, como na fase da circulação. Durante o período da criação a música popular portuguesa é promovida na relação de diálogo e de proximidade entre os músicos nacionais e internacionais. Posteriormente a projeção internacional da cultura portuguesa acontece no projeto com a apresentação das produções musicais em 2 cidades pertencentes à Rede SSSL na Itália e na França. Posteriormente as 3 produções musicais e os seus cd’s serão divulgados também nas outras localidades da Rede (30 cidades em 10 países).

PROGRAMA 2020

Por razões ligadas a emergência sanitária, no ano de 2020 foi realizada apenas a residência artística da 7Luas Med Orkestra20 de 21 a 28 de agosto de 2020 no Centrum Sete Sóis Sete Luas de Ponte de Sor. Deste período de residência resulta o repertório musical constituído por 14 temas compostos pelos participantes e pensados especialmente para esta produção: Custódio Castelo (Portugal), direção musical e guitarra portuguesa, Bernard Joron (La Réunion) no cante, guitarra e trompete, Alide Sans (Catalunha) no cante e guitarra, Moisés Ramos (Cabo Verde) no piano, Tiago Soares (Portugal) nas percussões e Mario Rivera (Sicília) no baixo.

Concertos da 7Luas Med Orkestra20:

28 de agosto de 2020, 17h: concerto em Ponte de Sor emlive streaming para os lares do concelho

29 de agosto de 2020, 22h: concerto em Pombal na Praça Marquês de Pombal

1 de setembro de 2020, 22h: concerto em Pontedera (Itália) no Parco Fluviale de La Rotta

Os restantes concertos já calendarizados no ano de 2020 serão realizados durante o verão de 2021 devido aos constrangimentos da emergência sanitária.

 

PROGRAMA 2021

MED 7SÓIS ORKESTRA

André Sousa Machado (Portugal), bateria, direção musical

Carlo Faiello (Nápoles), baixo, tammorra,  guitarra ‘battente’

Moisés Ramos (Cabo Verde), piano

Teo Collori (Eslovénia), guitarra

Laurence Beaumarchais (La Réunion), voz

Diogo Duque (Portugal), Trompete

18-24 de junho 2021: ensaios em Ponte de Sor, no Auditório do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

25 de junho 2021: concerto de solidariedade na Tramaga (Ponte de Sor), ERPI // 11h

– 25 de junho: concerto em Montargil (Ponte de Sor), Centro Cultural // 21h

26 de junho: concerto de solidariedade em Vale de Açor (Ponte de Sor), ERPI // 11h

– 26 de junho: concerto em Pombal (Portugal), Jardim do Cardal // 21h30

27 de junho: concerto de solidariedade em Pombal (Portugal), Fundação Lourenço de Abiul // 11h

– 28 de junho: concerto em Roma (Itália), Villa Barberini, Embaixada de Portugal //19h (concerto de fecho do Semestre Português da UE)

– 29 de junho: concerto em Pontedera (Tuscany, Italy), Centrum Sete Sóis // 22h

– 2 de julho: concerto em Oeiras (Portugal), Fábrica da Polvora de Barcarena // 22h

– 3 de julho: concerto em Ceuta (Espanha), Plaza Nelson Mandela // 22h

 

ARAB -JEWISH 7LUAS ENSEMBLE

José Peixoto (Portugal), direção musical, guitarra

Quiné (Portugal), bateria

Shushan Kerovpyan (França/Arménia), contrabaixo

Ahmed Oueslati (Tunísia), oud

Mario Crispi (Sicília), flautas étnicas

Mor Karbasi (Israel), voz

2 – 8 de julho 2021: ensaios em Ponte de Sor, no Auditório do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

9 de julho 2021: concerto de solidariedade em Longomel (Ponte de Sor), Rosmaninhal // 11h

9 de julho: concerto em Oeiras, Fábrica da Polvora de Barcarena // 22h

10 de julho: concerto em Sabugal, Castelo // 21h30

11 de julho: concerto de solidariedade na Vale de Arco (Ponte de Sor), ERPI // 11h

11 de julho: concerto em Foros de Arrão (Ponte de Sor), Junto ao Moinho // 19h

12 de julho: concerto em Calcinaia (Toscana, Itália), Museo Coccapani // 22h

13 de julho: concerto em Pontedera (Toscana, Itália), Villa Malaspina // 22h

14 de julho: concerto em Piran (Eslovênia), Piazza Tartini // 21h30

15 de julho: concerto em Umag (Croatia), Piazza Libertà // 21h30

 

7LUAS MED ORKESTRA

Custódio Castelo (Portugal), direção musical, guitarra portuguesa

Alidé Sans (Catalunha), voz, guitarra

Moisés Ramos (Cabo Verde), piano

Bernard Joron (La Réunion), guitarra, voz

Tiago Soares (Portugal), bateria

Mario Rivera (Sicília), baixo

30 de junho 2021: concerto em Villa Lusa (Roma, Itália), Embaixada de Portugal junto da Santa Sé // 19h (fecho do Semestre da Presidência Portuguesa da UE)

1 de julho: concerto em Treggiaia (Pontedera, Itália), Piazza Monti // 22h

6 de agosto: concerto em Oeiras, Fábrica de Polvora de Barcarena // 22h

7 de agosto: concerto de solidariedade em Oeiras, prisão de Caixias  11h // concerto Montemor – o – novo, largo da rua Ernesto Pinto Angelo , 21h30

8 de agosto: concerto em Castelo Branco, Monte do Indio//21h30

11 de agosto: concerto em Tavernes de la Valldigna (Valencia, Espanha), Parc del Llac // 22h

19 de novembro: concerto  em Saint-Paul de La Réunion (ilha de La Réunion, França), Le Guillaume

20 de novembro: concerto em Saint-Paul de La Réunion (ilha de La Réunion, França), LESPAS

 

YOUNG ORKESTRA DAS CIDADES 7SÓIS

Ruca Rebordão (Portugal), direção musical, percussões

John D Brava (Cabo Verde): voz, guitarra

Satì Piastrelli (Itália): voz, charango

Pamela Cerchi (Itália): voz

Diogo Andrade (Portugal): guitarra

Miguel Fernandes (Portugal): baixo

14 – 19 de agosto 2021 : ensaios em Ponte de Sor, no Auditório do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

20 de agosto 2021: concerto em Ponte de Sor, Mercado Municipal // 21h

21 de agosto: concerto de solidariedade em Montargil (Ponte de Sor) // 11h

21 de agosto: concerto em Longomel (Ponte de Sor) // 21h

22 de agosto: concerto de solidariedade em Foros de Arrão (Ponte de Sor) //11h

22 de agosto: concerto em Foros de Arrão (Ponte de Sor), Jardim // 19h

23 de agosto: concerto de solidariedade em Pombal , Centro social de S. simao de litém 11h // 15h concerto de solidariedade em Pombal, centro social de vila CÃ

 

 

MED ARAB 7SÓIS ENSEMBLE

José Barros (Portugal), direção musical, braguesa, cavaquinho

Christophe Mondoloni (Córsega), voz e guitarra

Ricardo Silva (Portugal), guitarra portuguesa

Carlos Galet (Ceuta, Espanha), sax

Soukaina Fahsi (Marrocos), voz

Gabriel Costa (Portugal), baixo

David León (Spain), percussões

28 de agosto – 3 de setembro 2021: ensaios em Ponte de Sor, no Auditorium do Centrum Sete Sóis Sete Luas (Avenida da Liberdade 64F, 7400-218 Ponte de Sor)

– 4 de setembro 2021: concerto de solidariedade em Castro Verde//15h

– 4 de setembro: concerto em Castro Verde, Anfiteatro// 21h30

– 5 de setembro: concerto em Pombal – Praça Marquês de Pombal // 21h30

6 de setembro: concerto de solidariedade em Galveias (Ponte de Sor)// 11h

6 de setembro: concerto em Galveias (Ponte de Sor), Largo do Terreiro // 19h

7 de setembro: concerto de solidariedade em Ponte de Sor, Casa dos avos  // 11h

– 11 de setembro: concerto em Odemira , Cine-Teatro Camacho Costa // 21h

– 12 de setembro: concerto em Mafra , Jardim da Alameda // 20h

 

JEUNESSE IV DAS CIDADES SETE SÓIS (YOUNG2021)

Luís Peixoto (Portugal),  direção musical , cavaquinho

Domenico Balletti (Sicilia), acordeão

Elena Grau (Valencia), voz

Samir Peonia (Toscana), guitarra

Sharon Zucchelli (Toscana), piano

José Luís Aguiar (Portugal), baixo

3/9 de dezembro 2021 : residenza em Ponte de Sor

10 dezembro 2021 : concerto no Centro Cultural de Montargil  // 19h

11 dezembro : concerto em Ponte de sor, mercado de natal  // 1h

11 dezembro: concerto em Ponte de sor, Centro de artes e cultura // 17h

-12 dezembro: concerto de solidariedade, SCMPS Ponte de sor // 11h

-12 dezembro: concerto em Pombal, Largo do Cardal // 17h

-13 dezembro: concerto de solidariedade em Pombal, Lar da Cumieira // 11h

Gallery:

Subscribe

* indicates required
/ ( mm / dd )

Please select all the ways you would like to hear from festivalsssl:

You can unsubscribe at any time by clicking the link in the footer of our emails. For information about our privacy practices, please visit our website.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.