«Sete Sóis Sete Luas: criação produção e gestão de bens e servicos culturais em Cabo Verde»

 

flag_yellow_low_res. 1                               Logo B.N Passarola

O projecto «Sete Sóis Sete Luas: criação, produção e gestão de bens e serviços culturais em Cabo Verde» está baseado na plurianual experiência da Associação Sete Sóis Sete Luas em Cabo Verde, onde realiza os seus projectos desde 1998 tendo a vila da Ribeira Grande (ilha de Santo Antão) como sua sede principal.

O projecto quer proporcionar uma oferta cultural profissional de alta qualidade, de dimensão internacional aos agentes e aos actores culturais caboverdianos, numa dinâmica finalizada à realização de linhas de trabalho que visam:

1. criar acções que proporcionam uma formação artística de alta qualidade às camadas mais desfavorecidas, estimulando a relação de parcerias com as escolas primarias das ilhas de Santo Antão (Ribeira Grande), Fogo (São Filipe), Brava (Nova Sintra) e Santiago (Tarrafal e Cidade Velha)

2. criar acções que pretendem desenvolver uma ambiciosa rede de parcerias com os municípios locais dentro de Cabo Verde, descentralizando as acções culturais em ilhas periféricas como Santo Antão, Fogo e Brava

3. acções que desenvolvem a educação cultural e artística das camadas mais jovens com a presença de prestigiados mestres internacionais na área de música popular e da arte contemporânea, realizando um ambicioso programa de residências de artistas que pretendem formar e transmitir saberes e técnicas artísticas

4. descentralizar as acções culturais e estimular a formação e a conseguinte profissionalização dos actores culturais, nomeadamente na área da música popular e da arte contemporânea

5. favorecer a inserção de jovens músicos caboverdianos no mercado internacional da «world music», através da realização em Cabo Verde de produções musicais originais onde conceituados músicos vindos do mundo lusófono e mediterrâneo encontram jovens músicos caboverdianos, realizando um novo espectáculo musical, que será o instrumento para abrir novos mercados aos músicos de Cabo Verde

6. ligar as acções culturais ao turismo, favorecendo o desenvolvimento do turismo musical em Cabo Verde, graças à presença em Cabo Verde de prestigiados músicos internacionais no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

PLANO DE ACTIVIDADES 2016

XXIV EDIÇÃO DO FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS em Cabo Verde

1) 5 concertos da nova produção musical, LUASIBERICA ORKESTRA, com a participação de músicos de Cabo Verde, Espanha, Portugal e Itália de 31 de Outubro até 7 de Novembro de 2016 em Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal e Cidade do Porto Inglés.

2) 5 concertos do conhecido grupo musical de Italia: PICCOLA BANDA IKONA de 30 de Outubro até 7 de Novembro de 2016 nas cidades de Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal e Cidade do Porto Inglés.

3) 5 noites dedicadas ao «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas» com a participação de jovens grupos musicais caboverdianos das cidades do projecto. O grupo que irá ganhar en cada uma das cidades do projecto irá ter direito de exibir-se na final do Prémio Revelação no mês de Abril de 2017 em São Filipe na ilha do Fogo. Um dos músicos do grupo que ganha a final deste prémio nacional irá ter direito a participar numa produção musical original do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no verão de 2017. Para a selecção do melhor grupo, irá ser criado um júri com a presença de destacadas personalidades culturais.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DA ORKESTRA SSSL 2016

Realização de uma nova criação musical do Festival Sete Sóis Sete Luas com a participação de 2 músicos de Cabo Verde e de 4 reconhecidos mestres dos Países do Mediterraneo: a Luasiberica.Orkestra.
Residência artística de 28 de Outubro até 1 de Novembro de 2016 na ilha da Brava com a participação dos seguintes músicos:

Juan Pinilla (Andaluzia, Espanha): voz e direcção musical

Celina da Piedade (Portugal): voz e acordeão

Gustavo Roriz (Brasil): voz e baixo

Ricardo Silva (Portugal): voz e guitarra portuguesa

Moises Barbosa (Brava, Cabo Verde): bateria

Carlos Pereira Lobo (Brava, Cabo Verde): cavaquinho, voz, guitarra

PREMIO REVELAÇÃO SETE SÓIS SETE LUAS 2016

26 de Abril de 2016 – São Filipe (ilha do Fogo), Praça do Présidio, 21 horas Final do «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas»

Participação de 4 jovens grupos musicais caboverdianos que ganharam em Novembro de 2015 o Prémio Revelação nas cidades de Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal.
Um dos músicos do grupo que ganha a final deste prémio nacional irá ter direito a participar numa produção musical original do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no verão de 2016.
Os 4 jovens grupos participantes são: Os Amigos (Brava), Mentis Krioulo (Tarrafal de Santiago), Silver Band (Maio), 7SóisFogoOrkestra (Fogo).

O GRUPO VENCEDOR DO PREMIO REVELAÇÃO SETE SÓIS SETE LUAS 2016 É: MENTIS CRIOULA (Tarrafal)

DIA DA EUROPA 2016

6 de Maio de 2016 – 21 horas – Praça Luís Camões na Praia Concerto do Mario Incudine em Trio por ocasião do  “Dia da Europa – Semana da parceria especial União Europeia/Cabo Verde“.

O evento tem entrada gratuita e conta com o alto Patrocínio da Presidência da Républica de Cabo Verde, com o apoio da Delegação da União Europea, no âmbito do projecto “Sete Sois Sete Luas: criação, produção e gestão de bens e serviços culturais em Cabo Verde” e com a colaboração da Camara Municipal da Praia e da Ass. Juvenil Pro-África.

PLANO DE ACTIVIDADES 2015

XXIII EDIÇÃO DO FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS em Cabo Verde

1) 5 concertos da nova produção musical, 7Sóis Dom Sebastião Orkestra, com a participação de músicos de Cabo Verde, Marrocos, Portugal e Itália de 31 de Outubro até 6 de Novembro de 2015 em Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal e Vila do Maio.

2) 14 concertos de 3 grupos do mundo luso-mediterraneo: o conhecido grupo de Galicia BUDIÑO, o grupo musical dos Açores (Portugal) RONDA DA MADRUGADA e o importante trio de Sicília (Itália) MARIO INCUDINE de 31 de Outubro até 7 de Novembro de 2015 nas cidades de Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal e Sal.

3) 13 noites dedicadas ao «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas» com a participação de jovens grupos musicais caboverdianos das cidades do projecto. O grupo que irá ganhar en cada uma das cidades do projecto irá ter direito de exibir-se na final do Prémio Revelação no mês de Abril de 2016 em São Filipe na ilha do Fogo. O grupo ganhador desta final irá exibir-se numa das secções do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no ano de 2016. Para a selecção do melhor grupo, irá ser criado um júri com a presença de destacadas personalidades culturais.

Download comunicado de imprensa – Festival SSSL Cabo Verde 2015

CALENDÁRIO DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 2015

No mês de Novembro de 2015 está previsto o seguinte plano de residências artísticas que vai envolver 3 importantes artistas vindos de Espanha e Portugal. O calendário das residências artísticas e dos laboratórios de criatividade em 2015 é o seguinte:

Ribeira Grande (ilha de Santo Antão) – Gonçalomar (Portugal): de 1 até 4 de Novembro –  residência artistica e laboratório de street art – Okuda (Espanha): de 1 até 4 de Novembro – residência artistica e laboratório de street art – José Manuel Rodrigues  (Portugal): de 1 até 7 de Novembro – residência artistica e laboratório de fotografia

São Filipe (ilha do Fogo) – Okuda (Espanha): de 6 até 9 de Novembro – residência artistica e laboratório de street art – Gonçalomar (Portugal): de 9 até 12 de Novembro –  residência artistica e laboratório de street art

Nova Sintra (ilha da Brava) – Gonçalomar (Portugal): de 6 até 8 de Novembro – laboratórios de street art

Tarrafal (ilha de Santiago) – Gonçalomar (Portugal): de 13 até 14 de Novembro – laboratórios de street art

CALENDÁRIO DAS EXPOSIÇÕES 2015

Tarrafal (ilha de Santiago) – Gonçalomar (Portugal) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 13 até 14 de Novembro e inauguração no sábado 14 de Novembro às 20.00 horas

São Filipe (ilha do Fogo) – Gonçalomar (Portugal) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 9 até 12 de Novembro e inauguração na quarta-feira 12 de Novembro às 18.00 horas – Okuda (Espanha) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 6 até 9 de Novembro e inauguração na segunda-feira 9 de Novembro

Nova Sintra (ilha da Brava) – Gonçalomar (Portugal) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 6 até 8 de Novembro e inauguração no domingo 8 de Novembro às 18.00 horas

Ribeira Grande (ilha de Santo Antão) – Salão Municipal – José Manuel Rodrigues (Portugal). Exposição de fotografia de 7 de Novembro de 2015 até 10 de Janeiro de 2016. Inauguração no sábado 7 de Novembro às 18.00 horas – Gonçalomar (Portugal) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 1 até 4 de Novembro e inauguração na quarta-feira 4 de Novembro – Okuda (Espanha) Instalação permanente no centro histórico. Realização de 1 até 4 de Novembro e inauguração na quarta-feira 4 de Novembro

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DAS ORKESTRAS 2015

Realização de uma nova criação musical do Festival Sete Sóis Sete Luas com a participação de 3 músicos de Cabo Verde e de 3 reconhecidos mestres dos Países do Mediterraneo.

7SÓIS DOM SEBASTIÃO ORKESTRA: residência artística de 28 de Outubro até 1 de Novembro de 2015 na Ribeira Grande de Santo Antão com a participação dos seguintes músicos:

– António Prata (Lisboa, Portugal): guitarra e direcção musical – Valentina Ferraiuolo (Itália): voz e percussões – Marcello Guarnacci (Itália): acordeão – Lúcio Vieira (Cabo Verde): baixo – Diva Barros (Cabo Verde): voz – Leny (Tarrafal, Cabo Verde): voz.

 PREMIO REVELAÇÃO SETE SÓIS SETE LUAS 2015

26 de Abril de 2015 – São Filipe (ilha do Fogo), Praça do Présidio, 21 horas Final do «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas»

Participação de 4 jovens grupos musicais caboverdianos que ganharam em Novembro de 2014 o Prémio Revelação nas cidades de Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal. O grupo que irá ganhar a final deste prémio nacional irá ter direito de exibir-se numa das secções do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no verão de 2015. Para a selecção do melhor grupo, irá ser criado um júri com a presença de destacadas personalidades culturais.

Download flyer Prémio Revelação SSSL 2015 em Cabo Verde

O GRUPO VENCEDOR DO PREMIO REVELAÇÃO SETE SÓIS SETE LUAS 2015 É: AUGUSTO CEGO & BANDA (Ilha do Fogo)

DIA DA EUROPA 2015

9 de Maio de 2015 – 21 horas – Praça Luís Camões na Praia Concerto da 7Luas Mazagão Orkestra por ocasião do  “Dia da Europa – Semana da parceria especial União Europeia/Cabo Verde“.

Na ocasião deste concerto será o lançamento do novo CD musical da Mazagão 7Luas Orkestra. O evento tem entrada gratuita e conta com o alto Patrocínio da Presidência da Républica de Cabo Verde, com o apoio da Delegação da União Europea, no âmbito do projecto “Sete Sois Sete Luas: criação, produção e gestão de bens e serviços culturais em Cabo Verde” e com a colaboração da Camara Municipal da Praia e da Ass. Juvenil Pro-África.

Dia da Europa – 7Luas Mazagao Orkestra 9 de Maio de 2015

PLANO DE ACTIVIDADES 2014

15 de Fevereiro de 2014 10 horas – Jardins da Presidência da República de Cabo Verde na Praia: conferência de imprensa de lançamento da programação geral na presença do Sr. Presidente da República, do Sr. Comissário Europeo ao Desenvolvimento, do Sr. Embaixador da Uniãio Europeia em Cabo Verde e dos Presidentes das 5 Câmaras Municipais envolvidas no projecto.

30 de Outubro de 2014 – 11:30 horas – Hotel Praia Mar (Praia): conferência de imprensa de lançamento da programação do Festival SSSL em Novembro de 2014 na presença do Sr. Presidente da República, do Sr. Embaixador da Uniãio Europeia em Cabo Verde, do Sr. Diretor do Festival SSSL Marco Abbondanza  e dos Presidentes das 5 Câmaras Municipais envolvidas no projecto.

 CALENDÁRIO DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 2014

No périodo entre Março e Dezembro de 2014 está previsto o seguinte plano de residências artísticas que vai envolver 5 importantes artistas vindos de Espanha, França, Itália, Maroccos e Portugal.

O calendário das residências artísticas e dos laboratórios de criatividade em 2014 é o seguinte:

Cidade Velha (ilha de Santiago)

– Moss (França): de 8 até 12 de Abril

– El Hassan Echair (Marrocos): de 17 até 20 de Abril

– Deih (Valencia, Espanha): de 12 até 15 de Novembro

Tarrafal (ilha de Santiago)

– El Hassan Echair (Marrocos): de 8 até 12 de Abril

– Diako (Ceuta, Espanha): de 5 até 8 de Novembro

– Deih (Valencia, Espanha): de 16 a 18 de Novembro

Ribeira Grande (ilha de Santo Antão)

– El Hassan Echair (Marrocos): de 13 até 16 de Abril

– Alicé (Roma, Itália): de 1 até 8 de Novembro

– Deih (Valencia, Espanha) :  de 20 até 22 de Novembro

Nova Sintra (ilha da Brava)

– Moss (França): de 12 até 15 de Abril

– Diako (Ceuta, Espanha): de 15 até 18 de Novembro

São Filipe (ilha do Fogo)

– Moss (França): de 16 até 19 de Abril

– Diako (Ceuta, Espanha): de 9 até 14 de Novembro

– Alicé (Roma, Espanha):  de 10 até 14 de Novembro

CALENDÁRIO DAS EXPOSIÇÕES 2014 

Tarrafal (ilha de Santiago) – Sala de exposições do Mercado Municipal

– El Hassan Echair (Marrocos): «Horizon plombé» Instalação/exposição de 11 de Abril até 28 de Junho de 2014 Inauguração na sexta-feira 11 de Abril às 18.00 horas

– Diako (Ceuta, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 5 até 8 de Novembro e inauguração no sábado 8 de Novembro às 18.00 horas

– Deih (Valencia, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 16 até 18 de Novembro e inauguração na terça-feira 18 de Novembro às 18.00 horas

São Filipe (ilha do Fogo)Sala da Residência Oficial

– Moss (França): «Retour aux Origines» Exposição de pintura de 18 de Abril até 28 de Junho de 2014 Inauguração na sexta-feira 18 de Abril às 18.00 horas

– Alicé (Roma, Itália) Instalação permanente no centro histórico Realização de 9 até 14 de Novembro Inauguração na sexta-feira 14 de Novembro de 2014 às 18.00 horas

– Diako (Ceuta, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 9 até 14 de Novembro Inauguração na sexta-feira 14 de Novembro de 2014 às 18.00 horas

Nova Sintra (ilha da Brava)

– Diako (Ceuta, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 15 até 18 de Novembro Inauguração na terça-feira 18 de Novembro de 2014 às 18.00 horas

Cidade Velha (ilha de Santiago)

– Deih (Valencia, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 12 até 15 de Novembro Inauguração no sabado 15 de Novembro de 2014 às 18.00 horas

Ribeira Grande (ilha de Santo Antão)

– Alicé (Roma, Itália) Instalação permanente no centro histórico Realização de 1 até 8 de Novembro Inauguração no sábado 8 de Novembro às 18.00 horas

– Deih (Valencia, Espanha) Instalação permanente no centro histórico Realização de 20 até 22 de Novembro Inauguração no sábado 22 de Novembro às 18.00 horas

PREMIO REVELAÇÃO SETE SÓIS SETE LUAS 2014

26 de Abril de 2014 – São Filipe (ilha do Fogo), Praça do Présidio, 21 horas

Final do «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas»

Participação de 5 jovens grupos musicais caboverdianos que ganharam em Novembro de 2013 o Prémio Revelação nas cidades de Nova Sintra, Cidade Velha, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, Tarrafal. O grupo que irá ganhar a final deste prémio nacional irá ter direito de exibir-se numa das secções do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no verão de 2014. Para a selecção do melhor grupo, irá ser criado um júri com a presença de destacadas personalidades culturais.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DAS ORKESTRAS 2014

Realização de 2 novas criações musicais do Festival Sete Sóis Sete Luas com a participação em cada uma das Orkestras de 2 jovens músicos de Cabo Verde e de 5 reconhecidos mestres dos países luso-mediterraneos.

MAZAGÃO 7LUAS ORKESTRA: residência artística no 31 de Outubro em São Filipe e de 1 até 3 de Novembro de 2014 em Nova Sintra com a participação dos seguintes músicos:

– José Barros (Lisboa, Portugal): guitarra e direcção musical – David León (Ceuta, Espanha): bateria e percussões – Lena Mendes (Portugal): acordeão – Gustavo Roriz (Brasil): baixo – Soukaina Fahsi (El Jadida, Marrocos): voz – Kátia Borges (ilha de Santo Antão, Cabo Verde): voz – Rosa Borges (ilha da Brava, Cabo Verde): voz

7LUAS CORDAS ORKESTRA: residência artística de 31 de Outubro até 3 de Novembro de 2014 em São Filipe com a participação dos seguintes músicos:

– Luís Peixoto (Portugal): bandolim, cavaquinho e direcção musical – Mimmo Epifani (Salento, Itália): bandolim – Andre Lupi (Toscana, Itália): baixo – André Sousa Machado (Portugal): bateria e percussões – Sakina Al Azami (Marrocos): voz – Hernani Almeida (ilha de São Vicente, Cabo Verde): guitarra – Dany Fonseca (Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde): voz e guitarra

LABORATÓRIOS MUSICAIS 2014

Realização durante o ano de 2014 de 5 laboratórios musicais dirigidos pelo mestre da Croácia Sergio Bernich finalizados à criação de 5 coros de vozes brancas com a participação de acerca 20 meninos para cada coro das escolas das 5 cidades do projecto. Estes coros de vozes brancas são finalizados para integrar a nova produção musical, 7Luas Cordas Orkestra, com o seguinte calendário.

 Cidade Velha (ilha de Santiago)

– laboratório musical e ensaios de preparação de 23 até 26 de Abril 2014 e n0 5 de Novembro de 2014 com a 7Luas Cordas Orkestra

Nova Sintra (ilha da Brava)

– laboratório musical e ensaios de preparação de 19 até 22 de Abril de 2014 e no 4 de Novembro de 2014 com a 7Luas Cordas Orkestra

São Filipe (ilha do Fogo)

– laboratório musical e ensaios de preparação de 14 até 19 de Abril 2014 e de 1 até 3 de Novembro 2014 com a 7Luas Cordas Orkestra

Tarrafal (ilha de Santiago)

– laboratório musical e ensaios de preparação de 30 até 31 de Outubro 2014 com a 7Luas Cordas Orkestra

Ribeira Grande (ilha de Santo Antão)

– laboratório musical e ensaios de preparação de 27 até 29 de Outubro de 2014 com a 7Luas Cordas Orkestra

 XXII EDIÇÃO DO FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS em Cabo Verde

1) 10 concertos das duas novas produções musicais, 7Luas Cordas Orkestra e Mazagão 7Luas Orkestra, com a participação de músicos de Cabo Verde, Brasil, Espanha, Marrocos, Portugal e Itália de 31 de Outubro até 9 de Novembro de 2014 na Cidade Velha, Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe e Tarrafal (2 concertos em cada uma das 5 cidades). Em cada cidade nalguns dos temas musicais da nova produção musical 7Luas Cordas Orkestra irão actuar 5 diferentes coros de vozes brancas das 5 cidades do projecto, preparados en Abril, Outubro e Novembro pelo mestre da Croacia Sergio Bernich.

2) 10 concertos de 2 grupos do mundo luso-mediterraneo: o grupo de flamenco  ANA GONZALEZ e JOAQUIN LINERA e o grupo musical da França LES BOUKAKES de 3 até 8 de Novembro de 2014 nas 5 cidades de Cidade Velha, Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe e Tarrafal (2 concertos em cada uma das 5 cidades).

3) 5 noites dedicadas ao «Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas» com a participação de jovens grupos musicais caboverdianos das 5 cidades do projecto: Cidade Velha, Nova Sintra, Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe e Tarrafal. O grupo que irá ganhar en cada uma das 5 cidades do projecto irá ter direito de exibir-se na final do Prémio Revelação no mês de Abril de 2015 em São Filipe na ilha do Fogo. O grupo ganhador desta final irá exibir-se numa das secções do Festival Sete Sóis Sete Luas fora de Cabo Verde no ano de 2015. Para a selecção do melhor grupo, irá ser criado um júri com a presença de destacadas personalidades culturais.




Privacy Policy